sexta-feira, 3 de maio de 2013

Transporte Aéreo

O transporte aéreo é mais rápido e seguro, consequentemente os custos de seguro também são menores, estocagem e embalagem são mais viáveis para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais, etc.
        A IATA é uma entidade internacional que congrega grande parte das transportadoras aéreas do mundo, objetivo é conhecer, estudar e procurar dar solução aos problemas técnicos, administrativos, econômicos ou políticos surgidos com o desenvolvimento do transporte aéreo.
A base de cálculo do frete aéreo é obtida por meio do peso ou do volume da mercadoria, sendo considerado aquele que proporcionar o maior valor. Para saber se devemos considerar o peso ou o volume, a IATA (International Air Transport Association) estabeleceu uma relação:

Relação IATA (peso/volume): 1 kg = 6000 cm³ ou 1 ton. 6 m³


Por exemplo: no caso de um peso de 1 kg microondas em um volume maior que 6000 cm³, considerando o volume como base de cálculo do frete, caso contrário, considera-se o peso.
As tarifas, baseadas em rotas, tráfegos e custos, são estabelecidas no âmbito da IATA pelas empresas aéreas, para serem cobradas uniformemente, conforme as classificações seguintes:


      -  Normal: aplicada aos transportes de até 45 kg;
      - Tarifa de quantidade: para pesos superiores a 45 kg;
   - Tarifa classificada (class rates): percentual adicionado ou deduzido da tarifa geral,   conforme o caso, quando do transporte de mercadorias específicas (produtos perigosos, restos mortais e urnas, animais vivos, jornais e periódicos e cargas de valor, assim consideradas aquelas acima de US$ 1000/kg), apurados no aeroporto de carga;

      - Tarifas específicas de carga (specific commodity rates): são tarifas reduzidas aplicáveis a determinas mercadorias, entre dois pontos determinados (transporte regular). Possuem peso mínimo;

    - Tarifas ULD (Unit Load Device): transporte de unidade domicílio a domicílio, aplicável a cargas unitizadas, em que o carregamento e o descarregamento das unidades ficam por conta do remetente e destinatário (prevista a cobrança de multa por atraso por dia ou fração até que a unitizarão esteja concluída);

     - Tarifa mínima: representa o valor mínimo a ser pago pelo embarcador. Não é classificada pela IATA.


Fatores Críticos e Restrições



     Agilidade, rapidez e segurança, são as vantagens do modal aéreo atualmente, mas sua utilização é restrita em diversos fatores, um deles é o tamanho das cargas, onde não é possível transportar cargas de grandes dimensões, dificultando seu transporte devido ao tamanho reduzido de seus paletes e containers. 
    Outra restrição que impacta na escolha do modal aéreo é o custo, que é muito mais alto que outros modais, chega a custar até três vezes mais do que como por exemplo o modal marítimo. Outro fator que dificulta a utilização do modal aéreo é quando há a  necessidade de transportar cargas perigosas, cargas no qual possam oferecer riscos à aeronave e a todos os seus tripulantes, esses tipos de cargas não podem ser transportados no modal aéreo.

     O acomodamento de cargas em aviões se restringe também devido a falta de espaço para cargas que necessitam de grandes espaços, como por exemplo, cargas a granel e líquidos, produtos químicos, e etc.

     No Brasil o modal aéreo é deficiente devido a sua falta de infraestrutura na maioria dos aeroportos, os terminais de carga aérea estão localizados na maioria das vezes em aeroportos das grandes cidades, já nas pequenas cidades localizadas do interior dos estados os aeroportos não disponibilizam terminal de carga aérea dificultando o escoamento da produção agrícola, industrial e agropecuária; fator que aumentaria a logística e a economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário